Party: RUSH com VAKULA | KONSTANTIN SIBOLD | JOÃO TENREIRO & LEO CRUZ
Main page > Lux Frágil > RUSH com VAKULA | KONSTANTIN SIBOLD | JOÃO TENREIRO & LEO CRUZ
You will be the first one to know when pictures are uploaded!
VAKULA
Tribalismo moderno de origem improvável. Diga-se, da Ucrânia não se conhece grande tradição de música de dança, pelo menos ao comum mortal que não seja ávido pesquisador. Mas Vakula veio mudar tudo isto. Saltou de Kiev para a projeção internacional em 2008 e hoje em dia parece ser um nome em que se esbarra constantemente nos círculos daqueles que querem ir um pouco mais além do já visto e revisto.
Mikhaylo Vityk de nascença, mexe-se nos territórios quatro-por-quatro apoiando-se numa construção densa de ritmos que evocam esse tal espírito tribal mas sem o deixar cair pelo óbvio. Não é de admirar que no estúdio prefira colaborar com músicos do que abandonar-se à solidão das máquinas, trazendo influências de vários quadrantes e transpondo-as para prolíficas edições em editoras-chave como a Dekmantel, a Archipel ou a sua própria Leleka. E é à figura de DJs-músicos como Theo Parrish ou François K que reconhece influência para o seu próprio estilo enquanto DJ, com a coragem de conduzir experiências na pista, num estilo livre e psicadélico. Traz-nos música dada a hipnoses e transes, a celebrações conjuntas e a muita, muita dança. Porque magistralmente ele consegue, a tempo certo, passar de um disco imbuído em calor orgânico para uma sequência Techno que nos deixa com vontade de segurar a cabeça com medo que possa fugir o juízo. É largá-la – Vakula trata de nos levar a bom caminho.
KONSTANTIN SIBOLD
No grande caldeirão comum em que House e Techno fumegam constantemente, é possível encontrar algo para todos os gostos, sempre. E Konstantin Sibold faz bom uso da pluralidade que lhe está ao alcance, para mostrar que a atenção ao detalhe não morreu algures na década de 2000, quando da Alemanha saiu uma fórmula minimalista que seria copiada e utilizada até à exaustão. Ele faz parte de uma série de resistentes que manteve um outro lado da música de dança germânica – o da alma.
Foi em Estugarda que em 2009 se tornou residente do clube Rocker 33, que rapidamente atraiu curiosidade e reconhecimento, com festas onde Konstantin recebeu desde Todd Terje a Levon Vincent. E aí se formou na cabine, atentamente esculpindo um estilo próprio à medida que escutava os pares. Sem medos de ir buscar o bom e fiel House americano e de o fundir com as propostas europeias, dá primazia às melodias e ao belo. O seu tema “Madeleine”, editado pela Innervisions de Dixon e Âme no ano transacto, é exemplo disto mesmo e deixou seguramente muitos de sorriso pregado em dança sonhadora, não só na nossa disco, como em pistas por todo o mundo. Se o convite é sorrir e dançar, como recusar?
JOÃO TENREIRO & LEO CRUZ
Ser assumidamente purista de alguma coisa pode nem sempre ser uma vantagem, mas quando se assume há que defender apaixonadamente o que se gosta. João Tenreiro e Leo Cruz fazem-no. Convictamente.
Eles são do vinil, mas são do vinil de forma séria, amam o formato como amam a música, não imaginam uma coisa sem a outra. São do House, da sua veia mais quente, profunda e melódica mas não necessariamente mais simples ou óbvia. Não têm a mínima vergonha de assumir preferência pelos temas mais antigos, prontos a serem redescobertos e trazidos a um novo público, a viverem gloriosamente de novo nas pistas, como se acabados de sair de um estúdio em Chicago, Nova Iorque, ou qualquer outra cidade de onde um dia nasceu um groove. Aos nossos ouvidos não interessam Eras, mas aprazem certamente as propostas saídas da mala de discos da dupla que junta Leo, já mais veterano, a João, mais jovem mas com a música de dança a correr-lhe no sangue em jeito de herança de família.
Nesta estreia aqui, entre nós, está lançado o mote para nos atirarmos à imortalidade da música. Quem sabe não chegamos um pouco mais próximo da nossa?
Textos Inês Duarte
Invited: Cristiano Van Zeller, Melody Houssiaux, Catarina Maria Pinto Basto, Mariana Almeida Freitas, Ines G. Pinto, Rita Barbosa, Manuel Matos Salgueiro, Marta Resende Fonseca, Ines Warren Varanda Gagean, Gal Yarkoni, Ana Teixeira de Sousa, João Von Hafe Pérez, Claudia Guerreiro Teixeira, Catarina Mesquita, Isabel Sousa Soares, Eduardo Fleming, Pimas Pimas, Bau Gouveia, Francisca Príncipe Santos, Francisco Jardim Vinhas, Fipas Teixeira, Clarinha Freitas, Fayçal Diss', Pepe Vasco, Gonçalo Tenreiro, Benedita Figueiredo, João Costa Cunha Graça, Benedita Sequeira Pinto, Antonio Mendes, Leo Cruz, Teresa Saraiva, MJoao Leite de Faria, Luis Santiago Pinto, Bernardo Conceição, Gonçalo Nascimento, Filipa Sarmento, Inês Soares, Luis Afonso, Alexandre Broadley, Bárbara Guedes, Tiago Castro, K'Alexi Shelby, Pedro Roquette, Francisco Marinho, Nuno Carneiro, Rita Laires, Joe Beaney, João Silva, Joao Teixeira Machado, Cristina Lacerda, Chicão Cardoso Pinto, Charlotte De Trez, Mariana Cascalheira, Pedro Menéres, André Ribeiro, Joana Vilela, Guido Cruz, Sara Rodrigues, Duarte Paúl, Carolina Ferreira Da Silva, Sofia Fonseca, Gonçalo Giraldes, Maria Archer Leote, João Maria Bonneville, Pedro Mexia Alves, Bárbara Santos da Cunha, Luis Magalhães, Mariana Castro Fernandes, Miguel Ferreira Da Silva, Joao Fs, Bruno Guerreiro, Daniel Feltham, Raquel Alqueidão, Mariana Da Fonte Oliveira, Andre Torgal, Sara Varanda, Inês Cameira, João Barros Leite, Rafa Lemos, Débora Cavalheiro, Sara Andrade, Diogo Vicente, Joao Ribeiro, Cellso Barbosa, Antonio Duarte, Nádia Bernardo, Filipa Portilho Teixeira, Filipa Augusto, Manuela Alegria, Vera Vasconcelos, Miguel Pereira, André Sequeira, Andrèa Barros, Olga Pandur, Andre Godinho, Karina Corr, Anna N. Dubrovska, Ana Fonseca Costa, Ana Oliveira, Salvador Belmar Cameira show more »